A Cruviana na Mídia


Pose para a foto com a apresentadora Lilian Martins, depois de entrevista no Manhã TCM, da TV Cabo Mossoró. Bom papo.



Jornalista José de Paiva Rebouças em noite de autógrafos em Mossoró.


IMG_20131027_WA0006

Saulo Vale/ Portal No Ar

Foi ontem, 26, a partir das 20h, no Memorial da Resistência, o lançamento do livro “Cruviana”, do escritor José de Paiva Rebouças, chefe de redação do Jornal De Fato. Paiva reuniu crônicas de autores brasileiros, argentinos e portugueses e fechou em um livro. Cruviana é seu primeiro livro, mas o escritor concorre a mais dois em concursos literários.

Depois de ter lançado em Pau dos Ferros, Jardim de Piranhas  e Mossoró, o jornalista se prepara agora para lançar o livro também em Natal, no próximo dia 8, em um evento aberto ao público.



Jornalista lança livro que reúne contos de autores conhecidos e de novos escritores


Jornal O Mossoroense

O jornalista, articulista e poeta José de Paiva Rebouças lança, hoje, 26, o seu primeiro livro "Cruviana". O evento será realizado no espaço Cafezal do Memorial da Resistência de Mossoró (MRM), às 20h. A ideia do livro nasceu em 2011, com o projeto de uma revista que leva o mesmo nome da nova publicação e reúne contos de diversos autores.

"O projeto era de reunir contos de escritores da região para publicá-los em uma revista. Recebíamos os textos por e-mail e fazíamos a seleção. No entanto, acabei recebendo textos de autores de todo o país, inclusive de outros países. O livro, inclusive, tem um conto em espanhol", explica o autor.
O livro está sendo lançado juntamente com a 5ª edição da revista "Cruviana", que tem periodicidade semestral. "A ideia era traçar uma visão do Brasil a partir de novos escritores. Conseguimos reunir contos de escritores consagrados como Leontino Filho, Gildemar Pontes e Walter Moreira, além de pessoas novas que estão tendo a oportunidade de mostrar o seu trabalho", esclarece.

"Cruviana" é o primeiro livro do jornalista. No entanto, ele já tem outras obras prontas que aguardam publicação. "Estou participando de um concurso de livros de poesia com 'Catálogo maçante das coisas comuns' e estou aguardando o lançamento de outro concurso para escrever meu romance 'Pequenos indícios'. Tenho outro romance que está em andamento", afirma José de Paiva Rebouças.

Entre os projetos do articulista, está o lançamento de outro livro a partir da revista "Cruviana". "Esse livro está sendo lançado na quinta edição da revista, então o próximo será lançado na décima edição e daí por diante. Já a próxima edição da revista sairá no final de janeiro e já estamos recebendo os contos para publicação", destaca o jornalista.

O nome do livro "Cruviana" vem da expressão europeia "tramontana" que significa vento. A expressão é título de um conto de Gabriel García Márquez apreciado pelo jornalista.

"O nome da revista seria esse. No entanto, fui orientado para trazer a expressão para a linguagem local. 'Cruviana' é uma expressão conhecida por quem mora na zona rural. Os pais ou avós sempre remetem a essa expressão que significa vento da madrugada que traz o sereno. Às vezes eu gosto desse nome, às vezes não", esclarece José de Paiva Rebouças.

O livro foi lançado no último final de semana em Jardim de Piranhas e hoje é a vez de Pau dos Ferros, no campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Enquanto no sábado, o evento será realizado em Mossoró; no dia 8 de novembro será a vez de Natal, na Livraria Nobel da avenida Salgado Filho.